sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Laranjas do R.U

Todos os dias, lembro de comentar o quanto me apraz a vida de universitária.
A convivência, os problemas típicos das instituições públicas, os trabalhos...

O restaurante universitário é uma atração a parte.

O preço acessível, a fila gigantesca e a distribuição de forma racionada da comida muito bem o caracterizam.

Algo que sempre me faz viajar, no meu querido R.u, são as laranjas.

Nunca aprendi a escolher as melhores.
Dizem que as amarelas, da casca grossa são as mais doces e suculentas.

Comigo também não funciona!

Mas, o fato é que lá há sempre laranjas belíssimas, com cascas mais do que espessas, amareeelas, quase douradas.
[Não é para tanto, mas Ok! Licença poética!]




Belas laranjas!

Depois do almoço, algo doce sempre cai bem. Então, aproveitemos a oferta da fruta!

O chato é que quase sempre eu me frustro.

Antes, eu até tentava descascá-la e comê-la como se faz, quase que tradicionalmente, dividindo-a em duas partes.

Adaptações a parte, mesmo após o stressante processo de corte, por vezes ainda me deparava com algo ainda mais decepcionante.

Laranjas secas, sem suco,ou amargas, estragadas, escurecidas...

Pois bem...

Meio a meus devaneios,consigo ver seres humanos como laranjas do R.u.

Sim!

Franjas pranchadas, ostensivos sorrisos postiços, bochechas rosadas...Inúmeros adornos e penduricalhos tentam desviar o foco de nossos olhos, do que realmente deveríamos enxegar, para esta beleza perecível.

Não consigo comparar, se é igual ou superior, a sensação de desapontamento ao ouvir, hipocritamente, que o que realmente importa é a Beleza Natural.

Hmmm... Será que realmente existe paciência para sair descascando todas as laranjas, saber se estão apetecíveis, e pontualmente doces ?

Sinceramente, acho difícil.

Não acho por achar, mas por ver, e apreender, que o que realmente é valorizado é essa "Beleza" que desce pelo ralo, quando,permita-se ler metaforicamente, nos limpamos.

Adjetivos e ovações são, infindávelmente, conferidos aos Belos de hoje.

E quem pensa, quem nos acrescenta algo útil, quem tem capacidade de mudar nossa situação?

Não que estes não sejam valorizados, mas sejamos francos, não o são devidamente.

Afim de tomar um suco?

É necessária bastante força pra conseguir quantidade suficiente de polpa aproveitável.

Com adoçante ou açúcar?

Medo de engordar?

Ah... Desculpa!

Queria só a parte saudável e nutritiva. Tenho me alimentado tão mal, meu colesterol deve estar exorbitante.

2 comentários:

Unknown disse...

Nuss, adoreei super! Como adooro tudo que tu escreve.. beeijo

Thalita Castelo Branco disse...

amiga, lindo d+++!!!se todas as pessoas tivessem a sua sensibilidade o mundo seria melhor!!!te amooooooo